Cocal dos Alves segunda melhor colocada no ranking |
Para
chegar ao índice de desempenho, o Impa, organizador da Obmep,
dividiu o total de pontos acumulados nas premiações durante os nove
anos pelo número de alunos classificados para as segundas fases da
competição. Assim, cada cidade recebeu uma nota (veja lista abaixo
dos 20 melhores municípios).
O
resultado da última edição da Obmep foi divulgado em 30 de
novembro. Seis mil estudantes em todo o país receberam medalhas.
Professores, escolas e secretarias de educação também são
premiados com base no desempenho dos respectivos alunos.
Na
quarta-feira, o G1 publicou
uma reportagem sobre dez escolas públicas que têm resultados acima
da média em matemática na Prova Brasil. Só uma delas é localizada
em uma cidade considerada grande - Joinville (SC). Dados do Programa
Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2012, divulgados na
terça-feira (3), apontam que o Brasil melhorou no conhecimento da
disciplina, mas ainda tem muito a avançar. O país ficou em 58º
lugar entre 65 nações no ensino de matemática.
Dores
do Turvo, cidade mineira com menos de 5 mil habitantes, encabeça a
lista dos campeões da matemática. O município levou neste ano
quatro medalhas de ouro, três de prata, sete de bronze e 19 menções
honrosas. Dos 36 competidores classificados para a segunda fase, 33
foram premiados. Ao longo de nove anos, foram 166 prêmios, entre
medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.
Veja
ao lado reportagem sobre Dores do Turvo no MG TV
Em
segundo lugar aparece Cocal dos Alves (PI), seguida por cinco
municípios mineiros: Cachoeira de Minas, Coronel Xavier Chaves,
Carvalhos, Coimbra e Conceição dos Ouros. Entre as 50 cidades
com melhor desempenho na Obmep, 34 são mineiras. Dos 500 ouros
distribuídos na competição neste ano, os alunos de Minas Gerais
arremataram 149.
Entre
as 50 cidades melhores nas olimpíadas, uma é do Espírito Santo
(Marechal Floriano); oito são do Rio
Grande do Sul (Três
Arroios, Selbach, Tupandi, Mato Leitão, Westfália, Salvador das
Missões, Relvado e Imigrante); duas de Santa
Catarina (São
Bonifácio e Antônio Carlos) e quatro de São Paulo (Uchoa, Fartura,
Américo de Campos e Rubineia);
além do Piauí, que foi representado por Cocal dos
Alves. Os demais estados não aparecem entre os 50 mais bem
colocados.
Neste
ano, municípios como Amambai (MS), Jales (SP), Massaranduba (SC) e
Quixaba (PE) também garantiram boas premiações. A pernambucana
Quixaba com 6 mil habitantes teve duas medalhas de ouro - no total,
no estado levou oito. Cinco estados - Maranhão, Acre, Alagoas,
Amapá, Roraima - terminaram a competição sem nenhuma premiação
de primeiro lugar.
A
diferença é que um professor no interior do país tem um status
social que não existe nas grandes cidades. Um professor com alunos
medalhistas de olimpíadas é reconhecido"
Cláudio
Landim, coordenador da Obmep
'Professor
tem status social'
A Obmep é dividida em duas fases e contou neste ano com a participação de 18 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas. Na primeira etapa, eles fizeram uma prova com 20 questões de múltipla escolha aplicada na própria escola. Cerca de 5% dos alunos de cada colégio com melhor desempenho se classificaram para a segunda etapa. Nesta fase, foram seis questões discursivas que envolviam cálculo e raciocínio.
A Obmep é dividida em duas fases e contou neste ano com a participação de 18 milhões de alunos de mais de 47 mil escolas. Na primeira etapa, eles fizeram uma prova com 20 questões de múltipla escolha aplicada na própria escola. Cerca de 5% dos alunos de cada colégio com melhor desempenho se classificaram para a segunda etapa. Nesta fase, foram seis questões discursivas que envolviam cálculo e raciocínio.
O
coordenador-geral da Obmep e diretor do Impa, Cláudio Landim, diz
que os resultados quase sempre estão atrelados ao trabalho de um
professor (ou até mais de um) que incentiva a participação dos
alunos e oferece treinamentos específicos. A figura deste docente,
segundo ele, pode aparecer tanto em cidades pequenas interioranas,
como nas capitais.
"A
diferença é que um professor no interior do país tem um status
social que não existe nas grandes cidades. Um professor com alunos
medalhistas de olimpíadas é reconhecido. Todos os habitantes dali
foram um dia alunos daquele professor. Há um reconhecimento, o que
torna a carreira mais atrativa", diz Landim.
Praça Agostinho José de Resende em Dores do Turvo (Foto: Escola Terezinha Pereira/ Divulgação) |
Impacto
no ensino
Além de descobrir e incentivar talentos em escolas públicas, um dos objetivos da Obmep é impactar a qualidade do ensino da matemática. "Acredito que no médio prazo, mudando a metodologia de ensino na matemática, introduzindo a resolução de problemas na sala de aula, poderia haver um impacto no desempenho no Pisa."
Além de descobrir e incentivar talentos em escolas públicas, um dos objetivos da Obmep é impactar a qualidade do ensino da matemática. "Acredito que no médio prazo, mudando a metodologia de ensino na matemática, introduzindo a resolução de problemas na sala de aula, poderia haver um impacto no desempenho no Pisa."
Com
esta proposta, a Obmep vai expandir para todo o país um programa
chamado Programa Oficinas de Formação (PROF), que já ocorre em São
Paulo. Trata-se de uma oficina dividida em quatro módulos, de seis
meses cada, para treinar professores de matemática. "Queremos
estimular o uso do material da Obmep em sala de aula, já que muitos
professores não percebem a conexão entre os problemas [no sentido
de exercícios] e o currículo da matemática. Vamos começar
pequenos, mas a longo prazo queremos treinar pelo menos 3 mil
professores ao ano." Os docentes serão selecionados pelas
secretarias de educação locais.
Veja
lista dos vinte melhores municípios:
1) Dores do Turvo (MG) - 35 pontos - 4.462 habitantes (*)
2) Cocal dos Alves (PI) - 32 pontos - 5.572 habitantes
3) Cachoeira de Minas (MG) - 29 pontos - 11.034 habitantes
4) Coronel Xavier Chaves (MG) - 26 pontos - 3.301 habitantes
5) Carvalhos (MG) - 26 pontos - 4.556 habitantes
6) Coimbra (MG) - 24 pontos - 7.054 habitantes
7) Conceição dos Ouros (MG) - 24 pontos - 10.388 habitantes
8) Três Arroios (RS) - 23 pontos - 2.855 habitantes
9) Santo Antônio do Rio Abaixo (MG) - 22 pontos - 1.777 habitantes
10) Pimenta (MG) - 22 pontos - 8.236 habitantes
11) Tocos do Moji (MG) - 22 pontos - 3.950 habitantes
12) Juruaia (MG) - 21 pontos - 9.238 habitantes
13) Senador Firmino (MG) - 20,9 pontos - 7.230 habitantes
14) Selbach (RS) - 20,7 pontos - 4.929 habitantes
15) Capitólio (MG) - 20,5 pontos - 8.183 habitantes
16) Tupandi (RS) - 19,6 pontos - 3.924 habitantes
17) São Bonifácio (SC) - 19,5 pontos - 3.008 habitantes
18) Mato Leitão (RS) - 19,1 pontos - 3.865 habitantes
19) Japaraíba (MG) - 3.939 habitantes
20) Senhora de Oliveira (MG) - 5.683 habitantes
(*) segundo o IBGE
fonte: CBN Foz
1) Dores do Turvo (MG) - 35 pontos - 4.462 habitantes (*)
2) Cocal dos Alves (PI) - 32 pontos - 5.572 habitantes
3) Cachoeira de Minas (MG) - 29 pontos - 11.034 habitantes
4) Coronel Xavier Chaves (MG) - 26 pontos - 3.301 habitantes
5) Carvalhos (MG) - 26 pontos - 4.556 habitantes
6) Coimbra (MG) - 24 pontos - 7.054 habitantes
7) Conceição dos Ouros (MG) - 24 pontos - 10.388 habitantes
8) Três Arroios (RS) - 23 pontos - 2.855 habitantes
9) Santo Antônio do Rio Abaixo (MG) - 22 pontos - 1.777 habitantes
10) Pimenta (MG) - 22 pontos - 8.236 habitantes
11) Tocos do Moji (MG) - 22 pontos - 3.950 habitantes
12) Juruaia (MG) - 21 pontos - 9.238 habitantes
13) Senador Firmino (MG) - 20,9 pontos - 7.230 habitantes
14) Selbach (RS) - 20,7 pontos - 4.929 habitantes
15) Capitólio (MG) - 20,5 pontos - 8.183 habitantes
16) Tupandi (RS) - 19,6 pontos - 3.924 habitantes
17) São Bonifácio (SC) - 19,5 pontos - 3.008 habitantes
18) Mato Leitão (RS) - 19,1 pontos - 3.865 habitantes
19) Japaraíba (MG) - 3.939 habitantes
20) Senhora de Oliveira (MG) - 5.683 habitantes
(*) segundo o IBGE
fonte: CBN Foz