GuidePedia

0
Ex-ministro da Educação do Governo Lula, demitido por telefone quando estava em missão oficial no exterior, o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, citou a escola Augustinho Brandão, no município de Cocal do Alves, como exemplo de ensino de qualidade no País. 

- Senador Cristovam Buarque, do PDT do DF: em defesa da multiplicação do ensino de qualidade oferecido em Cocal dos Alves. (Foto: Lia de Paula/Agência Senado). 

A deferência ocorreu durante discurso no plenário do Senado Federal na tarde desta segunda-feira (17) e serviu para reforçar a defesa de uma de suas teses na área de educação, de que é preciso federalizar o ensino público para que exemplos como o existente no município piauiense sejam "replicados" em todo o território nacional. 

“Há muitas prefeituras hoje no Brasil que não podem pagar um salário minimamente decente. Mas nenhuma pode pagar um salário decente sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Como sempre fui um defensor da Lei de Responsabilidade Fiscal, só vejo uma maneira: usar recursos nacionais, com recursos federais. Se não for assim, a escola Agostinho Brandão não será repetida no estado do Piauí inteiro”, disse. 
- Alunos de Cocal. (Foto: Reprodução/Globo.com).
O senador falou que chegou a se emocionar ao ver o material exibido na noite do último domingo pelo Fantástico. “Tocou-me, profundamente, quando ouvi a professora dizer: ‘Todos os nossos alunos que disputaram uma vaga em uma universidade de qualidade passaram’. Todos”, frisou. 

“Hoje, depois de assistir àquele programa que mostra como um município pode fazer uma escola de qualidade, eu estou com mais firmeza, ainda, na ideia de federalização, porque mostrou que é possível, mas não dá para fazer todas daquela qualidade. Duvido que Cocal dos Alves consiga fazer todas as escolas com aquela qualidade. Só com recursos e força do Governo Federal, só com a adoção das escolas pelo governo federal é que a gente vai poder fazer com que todas elas tenham a qualidade da Escola Augustinho Brandão”, pontuou.


Fonte: Portal AZ
Edição: Cocal dos Alves Noticias

Postar um comentário Blogger

 
Top