Professor Amaral dando aula |
O Ensino de Cocal dos Alves, um dos municípios mais pobres do interior do Piauí, localizado a 260 km de Teresina, se tornou destaque para o Brasil após o bom desempenho dos alunos nas Olimpíadas de Matemática. Ao todo, são 153 medalhas conquistadas por alunos do município só nas Olimpíadas. Dentre elas, 11 medalhas de ouro e certificados de menções honrosas.
Jean Carlos |
Franciane, Vitaliano, Sandoel, Izael e muitos outros Joãos e Marias fazem a diferença no ensino de Cocal, na Escola Augustinho Brandão. Uns já seguem mestrado e multiplicam o que aprenderam, outros começaram a conquistar seus primeiros objetivos e contribuem com o destaque da escola em educação de qualidade. A Unidade, que obteve um excelente rendimento nas provas objetivas do Enem com média superior à nacional, desbancou mais de 5 mil instituições públicas e privadas, ou seja, 55% das escolas do Brasil, e esteve no topo da colocação quando se comparado os desempenhos de outras unidades com o mesmo perfil socioeconômico dos alunos. Sua média nas objetivas ficou em 524 pontos ? a média nacional é de 519. Segundo especialistas, é possível afirmar que a escola piauiense pode ser considerada a que teve a melhor performance no ensino médio em 2011.
Estudantes |
De acordo com o secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, esse é um momento único, onde mais uma vez a escola é reconhecida como instituição de qualidade na educação. "Estamos aqui reverenciando professores e alunos da Augustinho Brandão, dando o nosso depoimento. Eles são os maiores protagonistas deste sucesso". Para dar mais suporte aos trabalhos pedagógicos, o Governo do Estado através da Seduc, está investindo na melhoria da estrutura do centro de ensino. As obras do refeitório, biblioteca e ginásio de esportes já foram iniciadas.