Depois de ter conquistado 11 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Matemática, os estudantes das escolas públicas de Cocal do Alves (260 km de Teresina) deram um passo à frente e estão fazendo doutorado e mestrado em Matemática e Estatística em universidades do Piauí, Ceará e Paraíba, informou o professor Antônio Amaral, professor do Centro de Ensino Médio Augustinho Brandão e que iniciou um trabalho de ensino de Matemática focado nas Olimpíadas na Escola Municipal Teotônio Ferreira Brandão de Cocal do Alves.
“Nós temos também uma estudante, a Elisabeth, que faz mestrado em Estatística na Paraíba. Todos os nossos ex-estudantes estão fazendo mestrado em ciência pura, na área de pesquisa, sem relação com o ensino”, afirmou o professor Antônio Amaral.
Os ex-estudantes fazem pesquisas e deverão continuar com o trabalho em grandes centro da Matemática.
O Centro de Ensino Médio Augustinho Brandão possui 194 alunos, sendo 145 cursando o ensino médio e 49 cursando os ,6º e 7º anos do ensino fundamental.
A diretora do Centro de Ensino Médio Augustinho Brandão, Aurilene Vieira de Brito, afirmou que os alunos escola não são bons apenas em Matemática, mas também nas outras disciplinas.
“A Matemática por desenvolver o raciocínio lógico faz com que os alunos melhores, deem uma alavancada bem maior no sentido de aprenderem com maior facilidade. Nós temos as Olimpíadas de Matemática como aliada para nos ajudar os alunos se desenvolverem. Nos criamos campeões que servem para influenciar os outros”, declarou Aurilene Vieira de Brito.
O secretário estadual de Educação, Átila Lira, afirmou que o Centro de Ensino Médio Augustinho Brandão tem um corpo de professores dedicados à educação, tem uma boa gestão escolar e uma participação da comunidade.
“Esse modelo de escola está sendo trabalhado para ser replicado em outros lugares no Piauí. A escola de tempo integral vai ajudar nesse sentido”, falou Átila Lira.
A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheira Waltânia Alvarenga, afirmou que a inspeção do TCU está sendo feita nos 29 Estados.
No Piauí, o TCU trabalha em parceria com o TCE.
“É uma auditoria coordenada e o TCE do Piauí tem uma equipe de auditoria que vai fazer um diagnóstico do ensino médio em 16 escolas do Estado”, falou a conselheira Waltânia Alvarenga.
Para a deputada federal Iracema Portella (PP), a escolha do TCU em focar o Centro de Ensino Médio Augustinho Brandão como uma boa prática da educação no Brasil é positiva.
“É extremamente positiva essa visita do ministro Augusto Nardes em todos os Estados da Federação para fazer uma radiografia do ensino médio no Brasil e, diante dessa radiografia, traçar estratégias importantes para que possamos avançar na questão do ensino médio, onde tem a maior evasão escolar. Nós temos que enfrentar esse problema de frente”, falou Iracema Portella.
O deputado federal Hugo Napoleão (PSD) disse que já teve a oportunidade mais de uma vez da Câmara dos Deputados a respeito da eficiência da escola Augustinho Brandão, o que está levando a um dos melhores resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ao vencimento de certames de Matemática, Química e outras matérias.
“Isso é um exemplo para o Brasil”, declarou Hugo Napoleão, ex-ministro da Educação.
fonte: meionorte.com